CERTIFICAÇÃO da 2ª edição do Curso de Jornalismo Investigativo Ambiental e Geojornalismo
- Admin
- 18 de out. de 2024
- 2 min de leitura

Estudante cursista, jornalista e professor Ricardo França de Gusmão
18.10.2024
.
A formação foi oferecida como parte do projeto Conservando Juntos, que visa fortalecer as capacidades dos atores da sociedade civil e suas redes regionais para conservar a biodiversidade e prevenir delitos ambientais na Amazônia.
.
Em parceria com a USAID e a WCS, a Internews e a InfoAmazonia lançam a segunda edição do curso de Jornalismo Investigativo Ambiental e Geojornalismo. Essa oportunidade foi possível graças ao apoio dos Estados Unidos por meio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
.

.
Durante dois meses, as pessoas participantes aprenderam sobre política ambiental no Brasil e no mundo, além de técnicas de investigação jornalística tradicional e guiada por dados geográficos (Criação e análise de mapas de satélites) com foco na Amazônia Legal. As aulas aconteceram duas vezes por semana, entre julho e setembro de 2024. Cada aula teve a duração de duas horas.
.
Os profissionais certificados estão preparados para cobrir delitos ambientais transfronteiriços na Amazônia, como desmatamento ilegal, queimadas, mineração ilegal e crimes contra a fauna.
.
A evolução de cada participante foi avaliada por meio de formulários e provas obrigatórias para a obtenção deste certificado. Foi necessário dedicar aproximadamente 42 horas ao longo do curso.
No processo e admissão para a realização do curso, foram considerados a diversidade de gênero, cor, origem e localidade para a seleção dos participantes, buscando formar um grupo diversificado.
.
BOLSA: Os estudantes que concluíram o curso têm a oportunidade de se candidatar a uma bolsa de reportagem e receberão apoio financeiro para que produzam conteúdos e coloquem em prática os conhecimentos obtidos no curso. O conteúdo produzido será publicado no site da InfoAmazonia.
.
O conteúdo é de responsabilidade da InfoAmazonia e Internews, e não reflete necessariamente os pontos de vista da Wildlife Conservation Society (WCS), USAID ou do Governo dos Estados Unidos.
.

Comments